Vaticano apresenta programação do Dia de Oração pelo Líbano

Dia de reflexão e oração pelo Líbano será no próximo dia 1º de julho, reunindo, no Vaticano, o Papa e representantes cristãos do país

Jéssica Marçal, com Boletim da Santa Sé
Da Redação

apresentacao dia de oracao pelo libano reproducao youtube vatican media Vaticano apresenta programação do Dia de Oração pelo Líbano

Coletiva de imprensa para a apresentação do dia de reflexão e oração pelo Líbano / Foto: Reprodução Youtube – Vatican Media

O Dia de Reflexão e Oração pelo Líbano, em 1º de julho próximo, terá um momento de oração ecumênica pela paz. A programação foi apresentada nesta sexta-feira, 25, em uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O encontro foi anunciado pelo Pontífice no último dia 30 de maio. Estarão com o Papa no Vaticano representantes cristãos do Líbano para discutir a situação do país e rezar pelo dom da paz e da estabilidade.

Leia também
.: Líderes das Igrejas no Líbano se reúnem em preparação para encontro com o Papa

A abertura será na Casa Santa Marta, com a saudação do Papa Francisco aos responsáveis das comunidades cristãs libanesas e aos membros das delegações. Na Basílica de São Pedro, um breve momento de oração antes de duas sessões que serão realizadas pela manhã, no Palácio Apostólico.

Após o almoço na Casa Santa Marta, a terceira e última sessão, também no Palácio Apostólico. Os trabalhos se encerrarão com a oração ecumênica pela paz, na Basílica de São Pedro.

Coletiva de imprensa

Segundo o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, esse acolhimento de Francisco insere-se em um percurso de atenção ao País dos Cedros que vem de longe.

Presente na coletiva de hoje, o cardeal recordou o Sínodo Especial para o Líbano, celebrado em Roma em 1995. Depois, em 1997, a exortação apostólica “Uma nova esperança para o Líbano”, escrita por São João Paulo II e entregue durante sua viagem ao país. Também Bento XVI esteve no Líbano para assinar e entregar o documento conclusivo do Sínodo Especial para o Oriente Médio – Ecclesia in Medio Oriente – em 2012.

“Há 30 anos a situação era dramática, ouvimos, mas parece que lemos uma notícia dos nossos dias. A comunidade cristã, em todas as suas componentes, se interroga, reflete e reza: o faz nas pessoas dos líderes das respectivas Igrejas e Comunidades eclesiais, que veem a Roma não trazendo somente a si mesmos, mas o grito de um povo que certamente os acompanham em oração”, disse o cardeal Sandri. 

Programação do evento (horário local)

8h30 – Santa Marta – saudação do Papa Francisco aos responsáveis das comunidades cristãs libanesas e aos membros das delegações
9h – Basílica de São Pedro, breve momento de oração
10h – Palácio Apostólico (I sessão)
11h05 – Intervalo
11h20 – Palácio Apostólico (II sessão)
13h – Almoço na Casa Santa Marta
16h30 – Palácio Apostólico (III sessão)
18h – Basílica de São Pedro, oração ecumênica pela paz

 

O post Vaticano apresenta programação do Dia de Oração pelo Líbano apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Fri, 25 Jun 2021 11:13:32 +0000

Open chat