Pela 1ª vez on-line, Congresso Mariológico reflete Maria e a Eucaristia

Evento reúne teólogos e pesquisadores sobre a figura da Virgem Maria em transmissões gratuitas pelas redes sociais

Da redação, com Santuário Nacional

santuario nacional de nossa senhora aparecida basilica canção nova Pela 1ª vez on-line, Congresso Mariológico reflete Maria e a Eucaristia

Santuário Nacional de Aparecida /Foto: Arquivo Canção Nova

A Academia Marial de Aparecida (SP), em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP), realiza de forma on-line o 14º Congresso Mariológico. O encontro tem início nesta terça-feira, 18 e vai até sexta, 21. Tem como tema ‘Maria e a Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José’. O evento pode ser acompanhado on-line, de forma gratuita, pelas redes sociais (Facebook e YouTube) da Academia Marial.

Esta é a primeira vez que o encontro, que reúne teólogos e pesquisadores sobre a figura da Virgem Maria, acontece por meio das plataformas virtuais. Além de alterar o formato, a pandemia do novo coronavírus também impactou na realização da reunião, planejada inicialmente para acontecer em 2020.

Maria, mulher eucarística

A temática estudada nesta edição se relaciona com o 18º Congresso Eucarístico Nacional, previsto para acontecer em novembro de 2022 na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Além disso, reflete o Magnificat, cântico que, de acordo com a Bíblia e a Tradição Católica, foi entoado por Maria quando estava grávida de Jesus.

“Nossa Senhora é a mulher eucarística por excelência. Ela fez de seu Magnificat uma prece eucarística, tal a beleza destas palavras. Naquele momento ela era tal qual um altar, já que ela levava em seu ventre divino o próprio Jesus”, esclarece o diretor da Academia Marial, padre José Ulysses da Silva.

O tema foi dividido em três eixos que serão estudados ao longo dos quatro dias de evento. Ao todo, estão confirmados oito palestrantes, divididos em 10 conferências.

“Nossa Senhora é objeto de estudo não só do clero, mas também de muitos leigos. Temos notado este crescimento na procura deste público por temas mariológicos. Por isso vamos trazer leigos, sacerdotes e religiosas que nos ajudam a entender de diversas maneiras a verdadeira devoção à Virgem Maria”, conta padre Ulysses.

Programação

Nesta terça-feira, 18, acontece a cerimônia de abertura, transmitida a partir das 19h. O momento conta com a participação do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Também integram a cerimônia o professor da Faculdade Dehoniana, padre Joãozinho, e o padre José Ulysses.

A programação da quarta-feira, 19, se inicia às 8h. Durante a manhã, o professor do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), Frei Jonas Nogueira, realiza duas palestras que se debruçam sobre o Magnificat. À tarde, a partir das 14h, o Professor de Sagrada Escritura e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, padre Mauro Negro, aborda a figura de São José como pai e Jesus e esposo de Maria.

Já na quinta-feira, 20, a manhã será comandada pelas mulheres. A partir das 8h30, a religiosa argentina, Irmã Clara Temporelli, abre as discussões do dia com a conferência ‘Maria, Mulher Eucarística’. Às 10h45, será a vez da Doutora em Teologia e representante da SITP (Société International de Théologie Pratique) e do Observatório Eclesial Brasil, Alzirinha Rocha de Souza, relacionar a figura da Virgem Maria a práxis cristã. Durante a tarde, padre Joãozinho retorna para uma palestra sobre a história da Mãe de Jesus.

No último dia do evento, sexta-feira, 21, a pós-doutorada em Teologia Sistemática Pastoral, Irmã Lina Boff abre o ciclo de conferências às 8h20. Às 10h45, será a vez do especialista em Mariologia, Vinícius da Silva Paiva realizar a palestra ‘Maria e a Eucaristia, unidos pelo Magnificat’. Encerrando o Congresso, o doutor em Teologia, Irmão Afonso Murad, reflete o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, escrito por São Luís de Montfort e publicado pela primeira vez em 1843.

A programação completa pode ser conferida em a12.com/congressomariologico. No site, também é possível conhecer o histórico de outras edições do Congresso.

O post Pela 1ª vez on-line, Congresso Mariológico reflete Maria e a Eucaristia apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Tue, 18 May 2021 14:27:48 +0000