Patriarcado da Babilônia se torna Patriarcado de Bagdá dos Caldeus

Papa Francisco aceitou a decisão de mudar o título já tomado pelo Sínodo Caldeu, realizado em Bagdá, em agosto do ano passado

Vatican News

cruz igreja Denisse Leon on Unsplash Patriarcado da Babilônia se torna Patriarcado de Bagdá dos Caldeus

Foto: Denisse Leon via Unsplash

O Papa Francisco acolheu o pedido apresentado pelo Cardeal Raphaël Louis I Sako em nome do Sínodo dos Bispos da Igreja Caldeia, aprovando a mudança do título “Patriarcado da Babilônia dos Caldeus” para “Patriarcado de Bagdá dos Caldeus”.

A decisão de mudar o nome foi tomada pelo Sínodo Caldeu. O evento foi realizado em Bagdá em agosto do ano passado.

Uma nota do Patriarcado explicou que a referência à “Babilônia” foi removida porque não tinha bases históricas. “Babilônia”, dizia a nota, “foi a capital do império babilônico e nunca foi uma sede episcopal ou patriarcal”.

História

Desde sua união com Roma em 1553, o título era o de Patriarca da Igreja Caldeia. Sua sede se deslocou ao longo dos séculos entre Diyarbakir, Sa’rad, Jazira, Mosul e Bagdá. A referência à “Babilônia” só foi inserida em 1724 pelo Patriarca Youssef III. Ele residia em Diyarbakir, agora em território turco, mas sem qualquer relação eclesial.

A Sé Patriarcal, portanto, nunca esteve na Babilônia. Atualmente ela encontra-se em Bagdá. Trata-se de uma decisão – afirma a nota do Patriarcado – que é o resultado do caminho de renovação da Igreja Caldeia, atenta em preservar seu autêntico patrimônio.

O post Patriarcado da Babilônia se torna Patriarcado de Bagdá dos Caldeus apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Sun, 20 Feb 2022 14:19:45 +0000