Papa reza pelo Haiti após explosão de caminhão de combustível no país

A explosão de caminhão deixou ao menos 60 mortos na segunda maior cidade do Haiti; Papa pede orações

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Reuters

explosao de caminhao de combustivel no haiti2 reproducao reuters Papa reza pelo Haiti após explosão de caminhão de combustível no país

Explosão de caminhão de combustível no Haiti deixou mortos e feridos / Foto: Reprodução Reuters

Pobre, Haiti, um povo bom, mas que está sofrendo tanto, com uma coisa atrás da outra. Com essas palavras de proximidade, o Papa Francisco expressou o seu pesar pela recente explosão de um caminhão de combustível que aconteceu em Cap-Heitien, ao norte do país. São ao menos 60 mortos.

Entre as muitas pessoas que perderam a vida, há muitas crianças, lamentou Francisco. “Rezemos, rezemos pelo Haiti, é um povo bom, um povo bravo, gente religiosa, mas está sofrendo tanto. Estou próximo aos habitantes daquela cidade e aos familiares das vítimas, bem como aos feridos. Convido vocês a se unirem à oração por esses nossos irmãos e irmãs, tão duramente provados”, disse o Papa ao final da audiência geral de hoje.

Sobre a explosão

De acordo com a mídia local, o caminhão que transportava gasolina capotou por volta da meia-noite de segunda-feira, 13, na área de Samari, no extremo leste de Cap-Haitien, segunda maior cidade do Haiti.

As entregas de combustível em todo o país só foram retomadas no mês passado, após um bloqueio por gangues. Por quase um mês, impediram o carregamento de caminhões nos principais portos de combustível. Muitas empresas foram forçadas a fechar.

O hospital local foi sobrecarregado para tentar tratar os muitos feridos, disse o prefeito Pierre Yvrose à Reuters. Segundo o prefeito, o hospital precisa de recursos humanos e também de suprimentos médicos.

“Infelizmente muitas pessoas morreram, não pudemos salvá-las. Quero parabenizar os bombeiros e as equipes de proteção civil porque colocaram suas vidas em risco para controlar o incêndio e, portanto, evitaram novas mortes”, disse o prefeito. Ele acrescentou que o hospital local estava lutando para lidar com o tratamento dos feridos.

A explosão também danificou fachadas de casas e lojas nas ruas e queimou motocicletas e carros, disseram jornalistas da Reuters. O governo declarou três dias de luto pelos mortos.

O escritório das Nações Unidas no Haiti disse que está pronto para ajudar as autoridades nacionais em sua resposta e ofereceu suas condolências aos familiares das vítimas.

As gangues ficaram mais poderosas desde o assassinato do presidente Jovenel Moise em julho, o que criou um vácuo político e permitiu que grupos criminosos expandissem seu território.

Leia também
.: Haiti: Papa condena violência como meio de resolver crises e conflitos

O post Papa reza pelo Haiti após explosão de caminhão de combustível no país apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Wed, 15 Dec 2021 10:48:24 +0000