Papa: restaurar a natureza danificada significa restaurar a nós mesmos

Francisco enviou uma mensagem à ONU por ocasião do lançamento hoje da Década da Restauração de Ecossistemas, promovida pelas Nações Unidas

Da redação, com Vatican News

casa comum ecologia verde arvore planta natureza Alex Zarubi Unsplash Papa: restaurar a natureza danificada significa restaurar a nós mesmos

/ Foto: Alex Zarubi -Unsplash

Com criatividade e coragem, tornemo-nos uma “geração da restauração” para os ecossistemas. “Restaurar a natureza que danificamos”, na verdade, significa em primeiro lugar, restaurar “a nós mesmos”.

Esta é a exortação do Papa Francisco em uma videomensagem lida em inglês pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin. Ela foi dirigida a Inger Andersen, diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), nesta sexta-feira, 4, e a Qn Dongy, diretor-geral do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Leia também
.: Papa renova apelos pelo cuidado da casa comum: “a criação geme”

O foco é o Dia Mundial do Meio Ambiente que será celebrado neste sábado, 5. É uma celebração especial porque se realiza no ano em que começa a Década da Restauração de Ecossistemas, promovida pelas Nações Unidas.

Pouco tempo

“Temos pouco tempo”, dizem os cientistas, “para restaurar o ecossistema”. Daí a importância de assumir compromissos de dez anos, explicou o Pontífice.

O Santo Padre pede que sejam intensificados os esforços para reverter a degradação dos ecossistemas, que foram explorados por muito tempo.

“Corremos o risco de inundações, fome e graves consequências para nós e para as gerações futuras”. Por isso, é necessário “cuidarmos uns dos outros e dos mais vulneráveis entre nós”. “Injusto e insensato” é continuar no caminho da destruição do homem e da natureza. “Isto é o que uma consciência responsável nos diria”, enfatizou.

Responsáveis com as gerações futuras

Portanto, é necessário agir “com urgência”. É preciso que todos se tornem administradores cada vez mais responsáveis com as gerações futuras.

Segundo Francisco, todos fazemos parte do “dom da criação”, como nos lembra a Bíblia. Esta interconexão com referência à ecologia integral é o fio condutor da mensagem de Francisco, na qual é mencionada várias vezes a Laudato si’.

Leia também
.: Ambiente: Encíclica ‘Laudato Si’ é um documento para este século

Muitas advertências

Olhando ao redor, vê-se de fato uma crise que leva à crise, à destruição da natureza, “assim como uma pandemia global que leva à morte de milhões de pessoas”, mas também as consequências injustas de alguns aspectos de nossos sistemas econômicos atuais e de numerosas crises climáticas catastróficas “que produzem graves efeitos nas sociedades humanas e até a extinção em massa das espécies”.

São “muitas” as “advertências” que impelem a tomar medidas urgentes. Estas incluem a “Covid-19 e o aquecimento global”. Em termos concretos, espera-se que a COP26 sobre as mudanças climáticas, que será realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro próximo, ofereça as respostas justas.

Outra frente importante sobre a qual intervir é a dos sistemas econômicos, pontuou o Papa. Precisamos rever o modelo de desenvolvimento atual, destacando o ponto-chave de que “a degradação do ecossistema é um resultado claro da disfunção econômica”.

A esperança de um compromisso renovado

Apesar da preocupação, há esperança. A tecnologia pode ser direcionada para um progresso mais saudável. Há também um novo compromisso por parte de Estados, autoridades e sociedade civil, voltado para a promoção da ecologia integral.

A palavra-chave, de acordo com o Pontífice, é o conceito “multidimensional”, que “exige uma visão a longo prazo”, evidenciando também a inseparabilidade entre “preocupação pela justiça natural para com os pobres, compromisso com a sociedade e paz interior”.

Papa exortou todos a assumirem responsabilidade para consigo mesmo, para com o próximo, a criação e o Criador.

O post Papa: restaurar a natureza danificada significa restaurar a nós mesmos apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Fri, 04 Jun 2021 15:28:28 +0000

Open chat