Papa recebe em audiência delegação da Athletica Vaticana

Atletas estão prestes a disputar o “Campeonato de Atletismo dos Pequenos Estados da Europa”

Da redação, com Vatican News

atletismo corrida Chau Cédric on Unsplash Papa recebe em audiência delegação da Athletica Vaticana

Foto: Chau Cédric via Unsplash

O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã deste sábado, 29, uma delegação da Athletica Vaticana. A partir de 5 de junho, a equipe participará do Campeonato de Atletismo dos Pequenos Estados da Europa.

Os atletas estavam acompanhados pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura. Eles foram recebidos pelo Papa na biblioteca privada do Palácio Apostólico.

A beleza do esporte

Francisco afirmou ser significativo e importante que haja uma equipe esportiva no Vaticano. Segundo o Papa, a Igreja tem interesse a tudo o que é humano e que diz respeito ao homem. E o esporte, o jogo, é uma dimensão central na vida diária das pessoas, tanto que pode ser visto como um “sacramental da beleza”.

Precisamente sobre a experiência esportiva como autêntica beleza e como mística de equipe, o Pontífice recordou novamente a expressão usada na América Latina sobre aqueles que são ‘fominhas de bola’ e jogam por conta própria, não pensando no grupo.

Leia mais
.: Papa: esporte é ótima ocasião para aprender a dar o melhor de si

O Papa então sugeriu à Athletica Vaticana para viver sempre um estilo de comunidade. Para que, treinando juntos, correndo juntos, nunca percam de vista a dimensão amadora da atividade esportiva. Justamente ao insistir com relação ao espírito amador, o Pontífice demonstrou surpresa quando se toma conhecimento que um jogador custou tantos milhões de euros.

Leia mais
.: Esporte ajuda a superar as diferenças, diz Papa a atletas

A troca de presentes

Francisco entregou a cada representante da Athletica Vaticana o livro “O esporte segundo Papa Francisco  – Carta aberta a um atleta olímpico”, na tradução livre. A obra foi publicado pela “La Gazzetta dello Sport” e organizado por Pier Bergonzi e Don Marco Pozza. O livro está disponível em vários idiomas e será distribuído na vila olímpica de Tóquio. 

Leia também
.: “Dar o melhor de si” é primeiro documento do Vaticano sobre esporte

Já o Pontífice foi presenteado simbolicamente com um bastão para a corrida de revezamento, de cor branca, com a escrita em latim Simul Currebant – o “lema” da Athletica Vaticana em referência ao trecho do Evangelho de João (capítulo 20, versículo 4): Pedro e João “corriam juntos” na manhã da Ressurreição.

 O bastão, que Francisco assinou, como justamente acontece durante uma corrida de revezamento, será entregue ao Estádio San Marino, aos representantes dos Pequenos Estados da Europa (mesmo se, por causa da emergência sanitária e social, nem todos os 18 Estados estarão presentes no campeonato).

O campeonato de atletismo

“A Athletica Vaticana leva para a pista entre os ‘pequenos’ Estados da Europa em uma dimensão, a da ‘pequenez’, que tem, agora mais do que nunca, um grande significado”, disse o cardeal Ravasi.

“Mesmo que hoje não faltem tensões entre alguns ‘pequenos’ Estados, o esporte pode ser, como sempre desde o seu nascimento como experiência humana, um lugar de encontro e de conhecimento mútuo que faz cair preconceitos e hostilidades e, através do diálogo entre diferentes culturas e religiões, cria amizade entre os homens e os povos até que corram juntos – simul current – em direção ao objetivo comum que é a paz”.

Leia também
.: “Esporte, canal especial para promover a paz e a unidade”, afirma Papa

Como convidada a San Marino, a Athletica Vaticana participa do primeiro evento internacional junto com os povos que, não apenas esportivamente, irá testemunhar concretamente a “cultura da fraternidade” e construir pontes de amizade e diálogo.

O post Papa recebe em audiência delegação da Athletica Vaticana apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Sun, 30 May 2021 15:40:36 +0000

Open chat