Papa pede trabalho conjunto pelo anúncio do Evangelho da família

Papa enviou mensagem a evento on-line sobre a aplicação da Amoris Laetitia; destacou a necessidade de anunciar o Evangelho da família com mais eficácia

Jéssica Marçal, com Boletim da Santa Sé
Da Redação

mensagem papa evangelho da familia reproducao vatican news Papa pede trabalho conjunto pelo anúncio do Evangelho da família

Videomensagem do Papa a evento on-line sobre a aplicação da Amoris laetitia / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

“Em que ponto estamos com a aplicação da Amoris laetitia?”. Este é o tema do fórum promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida de 9 a 12 de junho, de forma on-line. O Papa Francisco enviou uma videomensagem aos participantes do evento.

Os votos do Papa são de que os dias de encontro possam ser uma boa ocasião de partilha de ideias e experiências pastorais. “Também para criar uma rede que, na complementaridade das vocações e dos estados de vida, em espírito de colaboração e comunhão eclesial, possa anunciar o Evangelho da família de modo mais eficaz, respondendo aos sinais dos tempos”.

O evento on-line se realiza no âmbito do Ano Familia Amoris Laetitia, convocado por Francisco. Participam responsáveis do setor família de mais de 60 conferências episcopais e de mais de 30 movimentos internacionais. Segundo o Papa, este é um momento essencial de diálogo entre a Santa Sé, as conferências episcopais, os movimentos e as associações familiares.

“Este fórum se coloca em continuidade com o caminho sinodal que deve poder se concretizar nas Igrejas locais e que requer cooperação, partilha de responsabilidade, capacidade de discernimento e disponibilidade de fazer-se próximo às famílias”, afirma o Papa.

Assista também:

Ouvir as famílias e envolvê-las

Francisco destaca que, com as dificuldades da pandemia, mais do que nunca a família se mostra como sinal dos tempos. E a Igreja é convidada, antes de tudo, à escuta ativa das famílias e a envolvê-las como sujeitos da pastoral.

“Para levar o amor de Deus às famílias e aos jovens, que construirão as famílias de amanhã, precisamos da ajuda das próprias famílias, da sua experiência concreta de vida e de comunhão”. O Papa destaca ainda que é importante para os jovens ver com os próprios olhos o amor de Cristo presente no amor dos esposos.

O Santo Padre ressalta ainda o aspecto de corresponsabilidade na missão, o que requer a cooperação entre casais e ministros ordenados, especialmente os bispos. Ele explica que os sacramentos da ordem e do matrimônio são indispensáveis para edificar a Igreja como “família de famílias”.

Formação

Outro ponto lembrado pelo Papa é a formação dos leigos, especialmente dos casais e das famílias. É preciso que entendam melhor a importância do seu empenho eclesial, do sentido da sua missão. E isso porque, uma vez tendo essa consciência, sentem o desejo de partilhar essa experiência com outras famílias.

Concluindo a mensagem, o Papa confia os trabalhos à intercessão de Maria e de São José. “Que a graça de Deus torne frutuoso este empenho de vocês pelo bem das famílias de hoje e de amanhã”.

O texto completo da videomensagem do Papa está disponível no site da Santa Sé em italiano, inglês e espanhol. 

Assista também: Série especial “A alegria do amor em família”

O post Papa pede trabalho conjunto pelo anúncio do Evangelho da família apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Wed, 09 Jun 2021 17:52:00 +0000

Open chat