Papa nomeia novo bispo para diocese de Ourinhos (SP)

Dom Eduardo Vieira dos santos assumirá governo pastoral da diocese de Ourinhos sucedendo Dom Salvador Paruzzo

Da Redação, com CNBB

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 19, o novo bispo para a diocese de Ourinhos (SP): Dom Eduardo Vieira dos Santos. Até então, ele era bispo auxiliar na arquidiocese de São Paulo (SP).

Dom Eduardo sucederá Dom Salvador Paruzzo, que apresentou renúncia em maio de 2020 por motivo de idade (Cânon nº 401 §1 do Código de Direito Canónico).

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradeceu a Dom Salvador por seu pastoreio. Ele foi o primeiro bispo à frente desta Igreja particular durante os últimos 22 anos.

“Agradecemos a Deus e à Igreja italiana por seu envio como missionário Fidei Donum ao Brasil, ainda como sacerdote. Damos graças por sua dedicação e testemunho, especialmente por sua atuação em dioceses do Regional Sul 1 da CNBB, na animação da Pastoral Vocacional, na formação de seminaristas e no trabalho de comunicação eclesial”.

Sobre Dom Eduardo

dom eduardo vieira dos santos arqSP Papa nomeia novo bispo para diocese de Ourinhos (SP)

Dom Eduardo Vieira dos Santos / Foto: Arquidiocese de São Paulo

Dom Eduardo Viera dos Santos nasceu, em 18 de março de 1965, em Bom Sucesso (PR). Em 1988, aos 23 anos, ingressou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, chegando a emitir os votos solenes e a receber a Ordem do diaconato no mesmo Instituto.

Fez sua primeira profissão religiosa em 1988, tendo sido ordenado presbítero em 15 de dezembro de 2000, incardinando-se na arquidiocese de São Paulo (SP).

Foi pároco na paróquia São João Gualberto por sete anos. De 2008 a 2013, foi vice-reitor do seminário de Teologia Bom Pastor, da arquidiocese. Ao mesmo tempo foi encarregado de acompanhar os diáconos permanentes daquela Igreja particular.

De novembro de 2008 a janeiro de 2015, ocupou o cargo de chanceler do arcebispado de São Paulo. De agosto de 2013 a janeiro de 2015, foi cura da catedral metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo.

Além do bacharelado e da licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é graduado em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI, de São Paulo. Possui o grau de mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (PUL), através do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, atual Faculdade de Direito Canônico “São Paulo Apóstolo”, de São Paulo.

Em 10 de dezembro de 2014, foi nomeado, pelo Papa Francisco, como bispo-auxiliar na arquidiocese de São Paulo e ordenado em 7 de fevereiro de 2015. Dom Eduardo adotou a expressão “Gaudete in domino“, com tradução ao português para “Alegrai-vos no Senhor”, como lema do seu episcopado.

Até a data da nomeação, ele ocupava a função de chanceler e cura da Catedral da Sé. Também exerceu a função de vigário episcopal da arquidiocese de São Paulo e vigário geral para a região Episcopal Sé.

Saudação da CNBB

A presidência da CNBB também saúda Dom Eduardo por sua nova missão. “Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional SUL 1 da CNBB. (…) Pedimos as bênçãos e proteção do Senhor Bom Jesus, padroeiro da Igreja particular de Ourinhos, nesta nova etapa de seu ministério”.

O post Papa nomeia novo bispo para diocese de Ourinhos (SP) apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Wed, 19 May 2021 10:55:32 +0000