Papa nomeia novo bispo para a diocese de Palmares (PE)

Dom Fernando Barbosa dos Santos assumirá governo pastoral da diocese de Palmares, vacante desde o falecimento de Dom Henrique Soares

Da Redação, com CNBB

dom fernando barbosa diocese de divinopolis Papa nomeia novo bispo para a diocese de Palmares (PE)

Dom Fernando Barbosa / Foto: Diocese de Divinópolis

A diocese de Palmares (PE) acolherá um novo bispo: Dom Fernando Barbosa dos Santos, atual bispo na prelazia de Tefé (AM). Sua nomeação, feita pelo Papa Francisco, foi divulgada nesta quarta-feira, 9.

A diocese estava vacante desde o falecimento de seu titular, Dom Henrique Soares da Costa, em 18 de julho de 2020. Os cuidados pastorais, desde então, estão sob responsabilidade do padre Norberto Penzkofer, eleito administrador diocesano por seu Colégio de Consultores em 21 de julho de 2020.

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) saudou Dom Fernando pela nomeação. A entidade recebeu com alegria a notícia e agradeceu ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Nordeste 2 da CNBB.

“Agradecemos também a sua itinerância como discípulo de Jesus a serviço da alegria do Evangelho e da Igreja na região Norte do País e agora de volta à sua região de origem. Pedimos as bênçãos e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da catedral diocesana, a Igreja mãe da diocese de Palmares, nesta nova etapa de seu ministério”, informa nota da presidência da CNBB.

Dom Fernando Barbosa

Dom Fernando é natural de Sertânia (PE), nascido em 5 de março de 1967. Estudou filosofia no Instituto de Filosofia dos Salesianos em Recife (PE). Em 1991, concluiu os estudos teológicos no Instituto Regional de Pastoral em Belém (PA).
Foi pároco na Paróquia de Santo Antônio, em 1996, na cidade de Quixeramobim (CE). Atuou como diretor em dois seminários: em 1997, no Seminário propedêutico da Província de Fortaleza; e de 2000 a 2003, no Seminário de Teologia São Vicente de Paulo, em Belém (PA).

Em 2002, participou de uma formação de espiritualidade Vicentina, em Paris, França. Até 2013, atuou como coordenador do Setor Oeste na Região São José, na arquidiocese de Fortaleza e, atualmente, é assessor do centro de Juventude da região São José, também, na arquidiocese de Fortaleza.

Dom Fernando foi nomeado bispo da prelazia de Tefé (AM) pelo Papa Francisco em 14 de maio de 2014. Até então, o padre Fernando atuava como pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza (CE). A prelazia de Tefé (AM) estava vacante desde dezembro de 2012, com a transferência de Dom Sérgio Eduardo Castriani para a arquidiocese de Manaus (AM).

Dom Fernando Barbosa foi o quarto bispo da prelazia, uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. Pertence à arquidiocese de Manaus, e ao regional Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima) da CNBB.

O post Papa nomeia novo bispo para a diocese de Palmares (PE) apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Wed, 09 Jun 2021 10:47:57 +0000

Open chat