Papa ganha Bíblia traduzida durante 8 anos para o dialeto piacentino

História da tradução foi contada ao final do Angelus deste domingo, 30, pelo próprio Pontífice

Da redação, com Vatican News

biblia paula dizaro cn Papa ganha Bíblia traduzida durante 8 anos para o dialeto piacentino

/ Foto: Paula Dizaró – CN

No final da oração mariana do Angelus deste domingo, 30, o Papa compartilhou com os fiéis presentes na Praça São Pedro sobre a visita que recebeu no Vaticano durante a manhã.

Um pequeno grupo de fiéis o presenteou com a tradução da Bíblia para o dialeto piacentino, da província italiana de Piacenza, região norte de Emília Romanha.

“E um homem que a fez: 8 anos de trabalho! Escrita, são oito volumes, tudo em dialeto. E ele, que estava presente, me disse que lia, rezava e traduzia. Eu gostaria de agradecer esse gesto e também, mais uma vez, dizer-lhes para ler a Bíblia, ler a Palavra de Deus”.

Leia também
.: Papa: “consultem a Bíblia com tanta frequência quanto o celular”

Segundo o Pontífice na bíblia é possível encontrar força para a vida. Francisco incentivou os fiéis a levarem sempre o Novo Testamento, um Evangelho de bolso: “Na bolsa, no bolso, para poder lê-lo em qualquer momento do dia. Desta forma, encontraremos Jesus na Sagrada Escritura”.

“Aprendamos com o exemplo desse homem que durante 8 anos trabalhou para entender isso. E me dizia: ‘fazia isso rezando’”, comentou.

O tradutor

O protagonista dessa história é Luigi Zuccheri. Ele é um aposentado de 78 anos, que entregou ao Papa a tradução da “Bíblia in piasintein”, a Bíblia em dialeto piacentino. De fato, ele é natural de Alseno, município na região italiana da Emília Romanha que fica entre Piacenza e Parma.

Leia também
.: A Bíblia tem o poder de transformar a vida, afirma Papa

Há alguns meses, relatou a Cúria de Piacenza, Luigi Zuccheri havia levado ao bispo de Piacenza-Bobbio, Dom Adriano Cevolotto, uma cópia da sua Bíblia em dialeto e as notícias locais haviam dado destaque a um trabalho realizado com a antiga paixão da caligrafia.

A tradução começou em pequenas folhas de papel e se transformou numa obra de elegante tipografia, graças à ajuda de um empresário italiano. E, agora, o último passo e o mais inesperado, um lugar entre as prateleiras do Vaticano.

O post Papa ganha Bíblia traduzida durante 8 anos para o dialeto piacentino apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Sun, 30 May 2021 14:49:38 +0000

Open chat