Papa expressa pesar por vítimas de tornados nos EUA

Tornados nos EUA causaram mortes e um cenário de destruição, com árvores arrancadas, carros virados e casas destruídas

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Reuters

estragos tornados eua reproducao reuters CCTV Papa expressa pesar por vítimas de tornados nos EUA

Registro de vagões de trem descarrilados após passagem de tornado / Foto: Reprodução Reuters-CCTV

O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar pelas vítimas dos tornados nos Estados Unidos. A mensagem assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, foi enviada ao arcebispo de Los Angeles, Dom José H. Gómez. O telegrama foi divulgado pela Santa Sé nesta segunda-feira, 13.

Francisco recebeu com tristeza a notícia da devastação causada pelos tornados que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos nesses dias. Ele reza pelos que morreram e pede o conforto divino aos que choram pelas perdas e a todos os afetados pela tragédia.

“Com gratidão pelos esforços incansáveis dos trabalhadores de resgate e todos os envolvidos no cuidado dos feridos, as famílias enlutadas e os desabrigados, o Papa Francisco invoca sobre todos os envolvidos no trabalho de socorro e reconstrução os dons do Senhor de força e perseverança generosa no serviço de seus irmãos e irmãs”, informa a mensagem.

O cenário da tragédia

A série de tornados abriu um caminho de 320 quilômetros através do meio-oeste e do sul dos EUA, demolindo casas, destruindo empresas e iniciando uma corrida para encontrar sobreviventes sob os escombros, disseram as autoridades. Só no estado de Kentucky, são pelo menos 80 mortes.

Os tornados também causaram o descarrilamento de 28 carruagens de um trem de carga no condado de Hopkins, causando danos significativos a várias casas. Danos também na cidade de Mayfield, uma das regiões mais atingidas. São veículos virados, árvores arrancadas e casas completamente destruídas.

Os trabalhadores conseguiram limpar os destroços dos vagões descarrilados, permitindo que a ferrovia retome as operações, embora um mar de destroços permaneça espalhado pela área circundante.

Os tornados mortais também atingiram cinco outros estados, incluindo Arkansas, Illinois, Mississippi, Missouri e Tennessee na sexta-feira, 10. O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou que o sistema de tempestades é provavelmente “um dos maiores surtos de tornado” da história dos EUA.

O post Papa expressa pesar por vítimas de tornados nos EUA apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Mon, 13 Dec 2021 10:40:53 +0000