Papa envia ajuda para as vítimas das enchentes no Sudão do Sul

Dom Ionut Paul Strejac levou para o povo da diocese de Malakal 30 mil dólares doados pelo esmoleiro Cardeal Krajewski

Da redação, com Vatican News

capa 1 Papa envia ajuda para as vítimas das enchentes no Sudão do Sul

Papa enviou ajuda para as vítimas das enchentes no Sudão do Sul./ Foto: Reprodução Reuters

Em outubro passado, o Papa Francisco, através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, enviou 75 mil dólares para as pessoas atingidas pelas inundações na Diocese de Malakal, no Sudão do Sul. Além desta contribuição, outros 30 mil dólares foram recentemente enviados pelo Esmoleiro de Sua Santidade, o cardeal Konrad Krajewski, para expressar a proximidade do Papa nesta grave situação de emergência humanitária.

Esta proximidade se materializou na festa da Imaculada Conceição, quando o Bispo Stephen Nyodho Ador Majwok, acompanhado pelo encarregado de negócios da Nunciatura, Dom Ionut Paul Strejac, levou à população atingida uma palavra de conforto na oração e vários itens urgentemente necessários, como lonas de plástico, cobertores, esteiras para dormir e tendas.

Bentiu é a localidade com o maior acampamento de desalojados do país. Mais de 120 mil pessoas encontraram abrigo sob a proteção da ONU desde o início da guerra civil em 2013. Agora, ao tentarem retornar às suas terras para cultivá-la, foram abrigados a permanecerem no Campo da ONU. Além disso, mais 50 mil pessoas chegaram desde agosto passado por causa das enchentes que inundaram grande parte do Estado.

O número de refugiados aumenta constantemente. Diariamente continuam a chegar a Bentiu mulheres com seus filhos, por ser a única área ainda segura, protegida pelas barreiras construídas pela Missão da ONU no Sudão do Sul. Os homens tentam proteger os poucos animais que sobreviveram, enquanto as colheitas e o suprimento de alimentos foram totalmente perdidos.

Mais de um milhão de pessoas no país foram atingidas pelas inundações, a maioria na Diocese de Malakal, que inclui os estados de Unity, Upper Nile e Jongley.

Na manhã de 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, na Praça Espanha, o Santo Padre levou no coração estas pessoas, vítimas da guerra e das mudanças climáticas, recordando-as na sua oração.

O post Papa envia ajuda para as vítimas das enchentes no Sudão do Sul apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Thu, 09 Dec 2021 14:19:43 +0000