Papa acolhe renúncia de Dom Angelo Pignoli, que se torna emérito

Dom Angelo Pignoli pediu renúncia por motivo de idade e se torna, então, bispo emérito de Quixadá (CE)

Da Redação, com CNBB

dom angelo pignoli diocese de Papa acolhe renúncia de Dom Angelo Pignoli, que se torna emérito

Dom Angelo Pignoli, agora bispo emérito de Quixadá / Foto Diocese de Quixadá

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 15, o pedido de renúncia de Dom Angelo Pignoli ao governo pastoral da diocese de Quixadá (CE). A renúncia foi por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Com a acolhida do Santo Padre, Dom Angelo Pignoli torna-se bispo emérito de Quixadá.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota de agradecimento a Dom Angelo. A mensagem destaca a contribuição dada pelo bispo à diocese de Quixadá e seu zelo pastoral que fez crescer essa Igreja Particular.

“Damos graças a Deus pelo seu cuidado especial com a formação e o dinamismo desta caminhada com a vivência do Triênio Jubilar em celebração aos 50 anos da diocese de Quixadá que se encerra neste ano, tempo marcado pela evangelização e aumento da fé. Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, sempre no aconchego da Sagrada Família”, expressa a nota.

Trajetória de Dom Angelo

Dom Angelo Pignoli é italiano, nascido no dia 4 de dezembro de 1946 em Cappella Picenardi (Cremona – Itália). Aos 14 anos, emigrou com sua família para o Brasil, fixando-se no estado de São Paulo, na zona rural da cidade Cravinhos.

Sua ordenação sacerdotal foi em 19 de março de 1976, sendo incardinado na diocese de Franca (SP). Ainda como padre, Dom Angelo serviu como promotor vocacional e vigário paroquial da catedral (1976), foi pároco da Paróquia São José de Orlandia (SP), de 1976 a 1988.

Foi também reitor do Seminário Filosófico Regional em Ribeirão Preto (1979-1982), coordenador de pastoral(1984-1988), pároco da catedral de Franca e Vigário Geral (1988-1992). Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Efigênia. Vigário Episcopal para o Caminho Neocatecumenal (1988-2006). Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Nuporanga e reitor do seminário maior de Franca em Sales Oliveira (1992-1999). Pároco também na paróquia Sant’ana em Franca (SP) e diretor espiritual do seminário diocesano (2000-2007).

No dia 3 de janeiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou para ser bispo da diocese de Quixadá (CE). Sua ordenação episcopal foi no dia 11 de março do mesmo ano em Franca. Sua posse como o terceiro bispo diocesano de Quixadá foi no dia 25 de março de 2007.

 

 

O post Papa acolhe renúncia de Dom Angelo Pignoli, que se torna emérito apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Wed, 15 Dec 2021 11:44:32 +0000