Nobel de economia vai para os pioneiros em 'experimentos naturais'

David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens venceram o Nobel de Economia para “experimentos naturais” que mostram os impactos econômicos do mundo real

Da redação, com Reuters

Card Angrist Imbens Nobel Economia 2021 Nobel de economia vai para os pioneiros em 'experimentos naturais'

David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens veencedores do Nobel de Economia 2021 / Foto: Reprodução Reuters

Os economistas David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens ganharam o prêmio Nobel de Economia de 2021 nesta segunda-feira, 11, por serem os pioneiros em “experimentos naturais” para mostrar os impactos econômicos do mundo real em áreas de aumentos de salário mínimo no setor de fast-food dos Estados Unidos à migração de Cuba da era Castro.

Ao contrário da medicina ou de outras ciências, os economistas não podem conduzir estudos clínicos rigidamente controlados. Em vez disso, os experimentos naturais lançam mão de situações da vida real para estudar os impactos no mundo, uma abordagem que se espalhou para outras ciências sociais.

Os prêmios Nobel de Economia anteriores foram dominados por instituições estadunidenses e isso não foi exceção. Nascido no Canadá, David Card atualmente trabalha na Universidade da Califórnia, Berkeley; Joshua Angrist, cidadão norte-americano e israelense, atua no Massachusetts Institute of Technology; e Guido Imbens, nascido na Holanda, faz parte da Universidade de Stanford.

David Card Nobel Economia 2021 Reuters Nobel de economia vai para os pioneiros em 'experimentos naturais'

David Card em uma sala de aula, um dos indicados ao Nobel de Economia 2021 / Foto: Reprodução Reuters

Um experimento de Card sobre o impacto no setor de fast-food de um aumento do salário mínimo no estado americano de Nova Jersey no início da década de 1990 mudou o conhecimento convencional em economia de que tais aumentos sempre levam sempre à perda de empregos.

Seu trabalho sobre o assunto, muitas vezes em colaboração com o economista Alan Krueger, morto em 2019, foi usado como evidência empírica para pressionar por uma legislação, inclusive pelo governo Biden, de um salário mínimo de US$ 15 nos Estados Unidos.

Outro estudo sobre o impacto de uma medida de Fidel Castro em 1980 para permitir que todos os cubanos que desejassem deixar o país o fizessem. Apesar da alta migração que se seguiu para Miami, Card não encontrou nenhum efeito negativo no salário ou no trabalho para os residentes de Miami com baixos níveis de instrução.

“Trata-se de tentar obter mais conexões científicas e análises baseadas em evidências na economia”, disse Card, que inicialmente pensou que seus amigos estavam brincando quando recebeu o telefonema da Suécia, ao site de Berkeley. “A maioria dos economistas mais antigos são mais teóricos. Mas, hoje em dia, uma grande parte da economia é realmente muito complicada”, observou Card.

A reação dos outros vencedores

O comitê observou que os experimentos naturais eram difíceis de interpretar, mas que Angrist e Imbens haviam, em meados da década de 1990, resolvido problemas metodológicos para mostrar que conclusões precisas sobre causa e efeito podiam ser extraídas deles.

Imbens disse, em uma ligação com repórteres em Estocolmo, que estava muito feliz em dividir o prêmio com dois bons amigos e compartilhou que Angrist foi o padrinho de seu casamento.

O prêmio, formalmente conhecido como Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, é o último da safra de Nobel deste ano e vê os vencedores dividirem a soma de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,14 milhão).

O post Nobel de economia vai para os pioneiros em ‘experimentos naturais’ apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Mon, 11 Oct 2021 17:35:12 +0000

Open chat