Na Polônia, cardeal Wyszyński será beatificado em 12 de setembro

Purpurado é considerado um Santo por sua nação; Ele defendia o país tanto do nazismo como do comunismo

Da redação, com Vatican News

Cardial Stefan Wyszynski Reuters Na Polônia, cardeal Wyszyński será beatificado em 12 de setembro

Cardial Stefan Wyszynski /Foto: Reuters

Em menos de um mês, no dia 12 de setembro, será beatificado, na Polônia, o cardeal Stefan Wyszyński. Purpurado já foi Primaz do país. O rito será celebrado às 12 horas (horário local) no Templo da Divina Providência em Varsóvia, cidade onde repousam seus restos mortais.

Falecido há 40 anos, aos 28 de maio de 1981, o cardeal Wyszyński é considerado um Santo por sua nação. Ele defendeu o país tanto do nazismo como do comunismo. O amor pela Igreja custou-lhe a prisão. Entre 1953 e 1956, foi submetido a torturas e violências. Em 19 de dezembro de 2017, o Papa Francisco reconheceu suas virtudes heroicas, enquanto em 2019 foi comprovado o milagre por sua intercessão, ou seja, a cura de uma jovem com câncer na tireoide.

Beatificação

Em vista da beatificação, portanto, a Comissão organizadora divulgou uma mensagem. No texto, ela recorda que “devido aos difíceis cenários provocados ​​pela pandemia da Covid-19 e às relativas restrições higiênico-sanitárias, foi decidido que somente pessoas em posse de um cartão especial de acesso poderão participar na cerimônia”. As presenças, portanto, serão limitadas a “delegações diocesanas, clubes e instituições” associadas ao saudoso cardeal.

Destacando que “o processo de inscrição dos participantes foi concluído” e que “cada diocese já distribuiu os cartões de entrada à disposição dos fiéis”, a Comissão lança um apelo para que “não sejam organizados grupos paroquiais espontâneos para participar da cerimônia de beatificação, sem consultar os organizadores”. Em vez disso, os fiéis são convidados à “união espiritual e à oração comum”, sublinhando que a cerimônia será transmitida ao vivo tanto pela TV, como pelo rádio e em streaming.

Programação

O programa do dia 12 de setembro prevê, às 9h, a abertura Templo da Divina Providência aos fiéis. Às 10h30, início da preparação espiritual a que se seguirá, às 12h. A Santa Missa será presidida pelo cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Legado Pontifício. A celebração terá a participação do episcopado polonês e de sacerdotes representando cada diocese.

Por fim, o Comitê organizador pede a todos os participantes da celebração para respeitarem escrupulosamente os regulamentos de higiene e saúde anti-Covid.

A recordar que, juntamente com o cardeal Wyszyński, será beatificada madre Elżbieta Róża Czacka (1876-1961), fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Servas da Cruz que se dedica, de modo particular, ao serviço das pessoas com deficiência visual.

 

O post Na Polônia, cardeal Wyszyński será beatificado em 12 de setembro apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Mon, 16 Aug 2021 11:21:04 +0000

Open chat