Música litúrgica: ladainha de São José está disponível em português

Trabalho de tradução do gregoriano ao português foi feito pelo Setor de Música Litúrgica, da Comissão para a Liturgia da CNBB

Da Redação, com CNBB

Uma contribuição a mais para celebrar, no Brasil, o ano dedicado a São José. O setor de Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traduziu do gregoriano para o português a Ladainha de São José.

O trabalho foi feito a pedido da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano. A tarefa foi delegada ao Setor sob a coordenação do irmão jesuíta Fernando Vieira. O resultado final, de acordo com o religioso, já foi aprovado também pela Comissão de Textos Litúrgicos (Cetel) da entidade.

“A gente disponibiliza este trabalho como um serviço à Igreja no Brasil na intenção de melhor celebrarmos o ano dedicado a São José, patrono da Igreja Universal. Não apenas traduzimos o original, como também estamos oferecendo duas versões mais modernas inspiradas no canto gregoriano”, disse.

Colaboraram nesta tradução o doutor em música sacra com especialização em canto gregoriano, professor Clayton Júnior Dias; o frei Wanderson Luiz Freitas e o frei Telles Ramon do Nascimento. Além das partituras traduzidas e das versões mais modernas, é ofertado o aparato crítico ao canto gregoriano e também dois arquivos em áudio com as músicas.

Aumentando o amor por São José

A intenção da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano é “aumentar o amor por este grande santo, motivar a implorar sua intercessão e imitar suas virtudes e seu ímpeto”. Por ocasião do centésimo quinquagésimo aniversário da declaração de São José como patrono da Igreja universal, o Santo Padre Francisco tornou conhecida a Carta Apostólica Patris Corde.

Sob esta luz, pareceu apropriado atualizar a Ladainha em homenagem a São José, aprovada em 1909 pela Sé Apostólica (cf. AAS 1 [1909] 290-292), integrando sete invocações extraídas das intervenções dos Papas que refletiram sobre aspetos da figura do Patrono da Igreja Universal. As novas invocações foram apresentadas ao Santo Padre Francisco que aprovou sua integração à Ladainha de São José.

Os materiais estão disponíveis para download na página da CNBB

O post Música litúrgica: ladainha de São José está disponível em português apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Fri, 30 Jul 2021 14:05:42 +0000

Open chat