Jornada de Oração tem como foco a paz no Sudão do Sul

Comissão da CNBB para a Ação Missionária e Fundação AIS promovem o dia de oração em prol da paz no Sudão do Sul

Da Redação, com CNBB

oracao pela paz no sudao do sul CNBB Jornada de Oração tem como foco a paz no Sudão do Sul

Neste sábado, 1º, será realizada uma jornada de oração pela paz no Sudão do Sul. Essa é mais uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (AIS).

O país localizado no centro da África vive atormentado pela violência e pela fome. Com uma população majoritariamente cristã, o país é o mais jovem do mundo. Sua independência ao separar-se do Norte árabe e muçulmano foi em 2011. No final de 2013, o país mergulhou em um conflito civil causado pela rivalidade entre o presidente, Salva Kiir, e o seu então vice-presidente, Riek Machar.

“Vi acontecer a independência do Sudão Sul, em 2011, depois de mais de cinco décadas de luta sangrenta contra o Sudão. Desde então passou a ser República do Sudão do Sul. Porém, a situação caótica e violenta continuou; mas, agora entre etnias que deveriam ser irmãs”, conta a assessora da comissão, Irmã comboniana Sandra Amado.

Perdão e esperança frente à violência

Há duas semanas, o bispo eleito de Rumbek, no Sul do Sudão, o padre italiano Christian Carlassare, foi baleado nas pernas em um ataque. Ele continua a se recuperar no hospital em Nairóbi, no Quênia, fora de perigo. De lá, gravou uma mensagem com um apelo ao perdão e à unidade. Assista abaixo:

Leia também
.: Padre Carlassare: violência não pode obscurecer o bem na África
.: Papa reza pelo padre Carlassare, missionário ferido em Rumbek

Aos 43 anos de idade, o missionário italiano é o bispo mais jovem do mundo à frente da diocese. A ordenação episcopal estava marcada para o último domingo, 23, Domingo de Pentecostes, mas foi adiada.

O gesto do Papa

Em abril de 2019, líderes do Sudão do Sul participaram de um retiro espiritual no Vaticano. No discurso de encerramento, um gesto significativo do Papa Francisco: ele se inclinou para beijar os pés dos líderes do país reunidos para a iniciativa de paz.
No encontro, o Papa confirmou seu desejo de ir ao Sudão do Sul. “Confirmo o meu desejo e a minha esperança de poder ir ao vosso amado país num futuro próximo, com a graça de Deus, junto com os meus queridos irmãos aqui presentes”, disse Francisco.

O post Jornada de Oração tem como foco a paz no Sudão do Sul apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Tue, 25 May 2021 17:40:33 +0000