Isis assume autoria de atentado que matou ao menos 35 em Bagdá

Autoproclamado Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado realizado ontem em um mercado popular de Bagdá

Da Redação, com Vatican News

atentado mercado popular bagda REUTERS Wissam Al Okaili Isis assume autoria de atentado que matou ao menos 35 em Bagdá

Forças de segurança iraquianas inspecionam o local da explosão em Sadr City, Bagdá / Foto: REUTERS / Wissam Al-Okaili

O autoproclamado Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado que matou ao menos 35 pessoas em Bagdá, no Iraque. O ataque realizado nesta segunda-feira, 19, foi no mercado popular de Wahailat, em Sadr City, bairro de maioria xiita a lesta da capital. A informação é de Rita Katz, diretora do “SITE”.

O ataque kamikaze ocorreu às vésperas da festa muçulmana Eid al-Adha, a “Festa do Sacrifício”. A festividade é celebrada, neste ano, em 21 de julho, por comunidades islâmicas em todo o mundo.

O mercado estava lotado para a compra de presentes e gêneros alimentícios. Entre as vítimas fatais, muitas mulheres e crianças. Há dezenas de feridos, muitos em estado crítico.

Leia também
.: Lutas fratricidas abrem as portas do inferno, diz cardeal em mensagem

O presidente Barham Salih comentou o ataque com uma postagem em rede social. “Com um crime terrível, eles alvejam os civis na cidade de Sadr na véspera do Eid … Não vamos descansar antes que o terrorismo seja cortado por suas raízes.”

Os atentados em Bagdá eram quase diários, mas tinham diminuído com a derrota do Estado Islâmico em 2017. O grupo perdeu os territórios conquistados a partir de 2014.

Visita do Papa e premiê iraquiano no Vaticano

De 5 a 8 de março deste ano, o Papa Francisco esteve no Iraque em uma viagem apostólica histórica. A visita teve como lema “Sois todos irmãos”. Apesar da grande preocupação com a segurança, não foi registrado nenhum episódio de violência.

Em 2 de julho, foi o primeiro-ministro iraquiano Al-Kadhimi que esteve no Vaticano e foi recebido em audiência pelo Pontífice. Segundo comunicado da Santa Sé na época, os momentos de unidade vividos pelos iraquianos durante a viagem apostólica em março estiveram entre os principais temas da audiência. Da mesma forma, a “importância da promoção da cultura do diálogo nacional para a promoção da estabilidade e do processo de reconstrução do país”.

O post Isis assume autoria de atentado que matou ao menos 35 em Bagdá apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Tue, 20 Jul 2021 14:37:39 +0000

Open chat