Igreja no Brasil vive encontro antes de Assembleia Eclesial do Celam

Evento acontece nesta terça-feira, 11, e capacitará lideranças do país para a fase de “escuta” da Assembleia do Conselho Episcopal Latino Americano

Da redação, com CNBB

computador inscrição digitar Christin Hume on Unsplash Igreja no Brasil vive encontro antes de Assembleia Eclesial do Celam

Foto: Christin Hume via Unsplash

Nesta terça-feira, 11, das 19h30 às 21h, acontece o encontro “Assembleia Eclesial: Convocação para o Processo de Escuta”. A iniciativa é organizada pela Comissão Nacional de Animação do Brasil e será realizada pela plataforma Zoom.

A formação tem como público-alvo os secretários executivos dos regionais da CNBB, assessores, presidentes de Organismos, coordenadores de Pastorais e movimentos e coordenadores de pastorais diocesanos.

Fase de “escuta”

O encontro é parte do processo de escuta do Povo de Deus. Ele antecede a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Este último será organizado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

O objetivo dessa preparação é gerar diálogos e atividades. Ambos serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia. O período de escuta estende-se até meados de julho.

Assembleia Eclesial do Celam

A Assembleia tem como lema: “Somos todos discípulos missionários em saída”. Ela será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021.

O evento acontece presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México. Outros lugares da América Latina e do Caribe a viverão de e forma remota.

O subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Marcus Barbosa Guimarães, membro da Comissão Nacional de Animação do Brasil, comentou sobre o encontro.

Segundo o sacerdote a formação buscará aprofundar os objetivos geral e específicos. O conteúdo central e o processo metodológico sinodal da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe também serão estudados.

“Convidamos amplamente todas as nossas lideranças de pastoral para esse momento de formação e sensibilização. Isso para entrarmos com empenho, alegria e entusiasmo no Processo de Escuta, ponto chave do caminho metodológico da Assembleia, que se estenderá até fim de junho próximo”, comentou.

Vídeo de mobilização

A Comissão Nacional de Animação do Brasil produziu um vídeo com informações em português sobre os objetivos, programa e metodologia do encontro.

Entenda o que é a fase de escuta

A escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais. As inscrições podem ser feitas através da utilização de uma plataforma de colaboração on-line, no website da Assembleia Eclesial, na sua seção “ESCUTA”. 

É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma. Os agentes de pastoral, padres, bispos, religiosos, diáconos, cristãos leigos e leigas poderão participar desse processo sinodal e apontar como acompanhar Jesus encarnado atualmente no meio do povo.

A Assembleia Eclesial almeja responder à seguinte questão geradora: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia?

O post Igreja no Brasil vive encontro antes de Assembleia Eclesial do Celam apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Mon, 10 May 2021 18:58:05 +0000