Fé e coragem serão destaques no Hosana Brasil 2021

Hosana Brasil 2021 começa hoje e receberá peregrinos pela primeira vez desde o início da pandemia

Julia Beck 
Da redação

fieis cancaonova missa bruno marques cn Fé e coragem serão destaques no Hosana Brasil 2021

Fiéis durante celebração na sede da Comunidade Canção Nova/ Foto: Bruno Marques – Canção Nova

“Com fé e coragem alcançaremos a vitória”. Este é o tema do Hosana Brasil 2021 que começa nesta sexta-feira, 3. Um dos sacerdotes que conduzirá o evento é o missionário da Comunidade Canção Nova, padre Bruno Costa.

Segundo o presbítero, a humanidade está mais que necessitada destas duas grandes palavras em evidência no tema do Hosana Brasil 2021: fé e coragem. “O ímpio foge, mas o justo é corajoso. É preciso que nós peçamos cada vez mais força e coragem para enfrentar o combate do dia a dia. Isso tudo com fé e esperança”, aponta.

O Hosana deste ano, de acordo com o sacerdote, deseja proclamar a fé que move montanhas, a fé que, mesmo sendo a menor de todas as palavras, é a maior de todas. “Que o Senhor nos conceda muita fé e coragem para combater o bom combate”, pede.

paula guimaraes arquivo pessoal Fé e coragem serão destaques no Hosana Brasil 2021

Paula Guimarães /Foto: Arquivo Pessoal

A missionária da Comunidade Canção Nova, Paula Guimarães, é uma das pregadoras do Hosana Brasil 2021. Ela afirma que é preciso compreender que Deus cuida de nós: “Sabe aquele momento mais difícil? Deus nos carrega no colo”.

Em 2021, Paula conta que perdeu sua mãe e todos da sua casa foram infectados pelo coronavírus. Seu marido, Filipe, precisou ser internado e foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Ele é  o meu milagre de 2021 e é nessas horas que posso dizer: não faltaram fé e nem a oração!”.

Gratidão gera milagre

A gratidão é o centro deste acampamento, indica padre Bruno. “Eu tenho uma frase que trabalho há muito tempo: ‘Gratidão gera milagre’”, pontua. O presbítero reforça que em meio a tantas dificuldades, perdas, dores, é preciso agradecer.

“Concluir o ano dizendo: obrigado Jesus, porque até aqui o Senhor nos ajudou. Vamos louvar ao Senhor e pedir que o nosso coração seja grato. Quando agradecemos a graça acontece”, frisa.

Mesmo em meio às tribulações, Paula destaca que podemos sim agradecer. “Quando o Filipe estava no hospital e eu ainda vivendo o luto da perda da minha mãe, recebi gestos concretos de amizade e orações do Brasil e do mundo. Precisamos ser perseverantes na fé e buscar enxergarmos o lado bom de cada coisa, sempre aprendemos em meio às provações”, enfatiza.

Padre Bruno sublinha que agradecer também é uma forma de preparar o coração e o impulsionar para a vivência do Ano Novo, de uma vida nova.

85 anos do Monsenhor Jonas Abib

No Hosana Brasil 2021, a Comunidade Canção Nova recorda também o seu fundador, Monsenhor Jonas Abib. Um exemplo de homem de fé que, ao longo de sua vida, enfrentou diversas tribulações, mas permaneceu firme na fé.

“Ele ensina que ‘se não depositarmos nossa fé em Deus, não sobreviveremos. Acreditando simplesmente na previdência humana, haveremos de fracassar’”, lê-se.

Neste ano, uma das duas vitórias que a Canção Nova quer destacar são os 85 anos de vida do Monsenhor Jonas Abib. Padre Bruno reforça que é uma alegria celebrar o aniversário do pai fundador da comunidade.

“Para nós celebrar a vida e o sacerdócio do padre Jonas é celebrar a graça de toda a fundação e carisma Canção Nova. Nós somos frutos desse sacerdócio”, disse.

O missionário recorda que também neste ano foram  festejados os 50 anos do Batismo no Espírito Santo do Monsenhor Jonas. “Celebrar os seus 85 anos de vida, a sua vida sacerdotal, é uma graça muito grande”, comenta.

Na noite deste sábado, 4, o presbítero adianta que haverá uma linda homenagem ao fundador da Canção Nova: os músicos da comunidade irão cantar as canções do padre Jonas concluindo todo este ano festivo e celebrativo.

Após o Hosana, na quarta-feira, 8, será celebrado o aniversário sacerdotal do Monsenhor Jonas com uma missa às 7h, conta Paula. No dia 21 de dezembro, também às 7h, uma missa será realizada em comemoração ao seu aniversário. As missas serão presididas pelo Padre Wagner Ferreira. E a Quinta-feira de Adoração do dia 9 será especial e dedicada ao fundador da Canção Nova.

Hosana com a participação presencial dos fiéis

Outra graça destacada pela Canção Nova é a de receber os peregrinos pela primeira vez no Hosana Brasil desde o início da pandemia. A sede ficou fechada por mais de um ano.

Padre Bruno lembra que o primeiro evento que contou com a participação presencial do público após a reabertura da Chácara de Santa Cruz foi o Acampamento “Livrai-nos do Mal”.

“Estava presente na condução desse acampamento. Desde que a Chácara Santa Cruz foi aberta buscamos manter os cuidados, as exigências e orientações sanitárias”, destaca. O sacerdote pede aos fiéis que participarão do acampamento que mantenham o uso da máscara, a limpeza das mãos e os cuidados com o distanciamento.

Paula afirma ser uma graça muito grande presenciar a vinda dos peregrinos à Canção Nova. “Na mesma proporção temos e tomamos todos os cuidados. Esse cuidado é um gesto de amor. Para nós e quem está ao nosso redor. A pandemia não acabou, temos as variantes e por isso é válido e necessário todo cuidado”, frisa.

Oração da Arca

padre bruno bruno marques cn Fé e coragem serão destaques no Hosana Brasil 2021

Padre Bruno Costa/ Foto: Bruno Marques – Canção Nova

O missionário da Canção Nova fará parte da condução da Oração da Arca – que acontece na manhã deste sábado, 4.

No decorrer de todo o Hosana Brasil, padre Bruno comenta que o momento da arca é muito importante. “As pessoas depositam na arca os seus pedidos, agradecimentos, milagres e curas”, recorda.

“É um lindo momento, uma linda condução e com certeza é considerado um dos pontos altos do Hosana Brasil. Um alegria muito grande viver o momento da arca, de oração e adoração”, sublinha. Aos fiéis que irão participar presencialmente do momento, o presbítero indica que tragam prontos os seus pedidos, louvores e gratidão.

Resisti-lhe fortes na fé

No sábado, 4, acontece a pregação de Paula na parte da tarde tem como tema: “Resisti-lhe fortes na fé” (1Pd 5, 9). 

A missionária destaca que também ela quer gritar o seu Hosana Brasil. “Quero agradecer a Deus pela vida do Filipe, por sua recuperação e por termos aprendido a ressignificar em meio à dor”, afirma.

E é essa a mensagem que ela deixa a todos os participantes do acampamento e católicos. “Teremos momentos difíceis sim, mas o que podemos aprender com ele? O que posso fazer para amenizar esse sofrimento?”.

O post Fé e coragem serão destaques no Hosana Brasil 2021 apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Fri, 03 Dec 2021 10:47:07 +0000