Celebração de Corpus Christi será marcada pela solidariedade no Brasil

Igrejas particulares apresentam programações seguras e marcadas pela caridade

Da redação, com CNBB

jesus eucaristico eucaristia adoração Jacob Bentzinger on Unsplash Celebração de Corpus Christi será marcada pela solidariedade no Brasil

Foto: Jacob Bentzinger via Unsplash

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi, é celebrada nesta quinta-feira, 3. Este ano, assim como no passado por conta da pandemia, as igrejas particulares irão adaptar suas celebrações para permitir que a sociedade em geral participe de forma segura.

Leia mais
.: Papa: Corpus Christi seja presença e conforto no sofrimento de cada dia

A maioria das programações serão transmitidas pelas emissoras de inspiração católica, rádios locais e redes sociais das arquidioceses e dioceses.

Eucaristia, vida e missão

Na arquidiocese de São Lúis, no Maranhão, a Solenidade de Corpus Christi tem como tema: “Eucaristia, vida e missão. Para todas as fomes: pão”. O objetivo é estimular uma atitude concreta diante de todas as dificuldades vivenciadas na atualidade.

A programação terá a Santa Missa celebrada no Santuário de São José de Ribamar pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva.

Leia mais
.: Em junho, Papa presidirá Corpus Christi e Santos Pedro e Paulo

Para o bispo, o tema tem uma mensagem de grande relevância: “Ele fala em Eucaristia, em uma ceia, em uma refeição. Todos sabemos que estamos passando por um momento muito difícil, no qual a carência alimentar tem atingido sempre mais pessoas. O tema desse ano nos fala em pão em todas as mesas”.

A partir das 19h30 será realizada a Live Show “É Tempo de Cuidar”, durante a qual será feita a campanha de arrecadação de recursos para a compra de alimentos. Vários cantores maranhenses foram convidados para participar do espetáculo.

Mutirão pela Vida de quem tem Fome

Em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o Mutirão pela Vida de quem tem Fome é o tema da campanha para comemorar o Corpus Christi no dia 3 de junho. A diocese lançou a ação de solidariedade no dia em que foi comemorado o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A campanha é realizada em todo o Estado, sendo que as 18 dioceses do Rio Grande do Sul estão arrecadando alimentos não perecíveis nas paróquias e comunidades. O bispo local, Dom José Gislon, lembra que Corpus Christi é a data que recorda que Cristo foi solidário com a humanidade ao doar a vida na cruz. Por isso, o bispo convida os fiéis a participarem da campanha:

“Tendo presente o Cristo Jesus que deu a vida na cruz para que tivéssemos vida em abundância, convido você a fazer um gesto de caridade para cuidarmos da vida daqueles que estão passando fome. Creio que é um gesto bonito que podemos fazer”, exorta Dom José .

Já o coordenador diocesano da Pastoral, padre Paulo César Nodari, explica que a ação é realizada com as 74 paróquias dos 32 municípios atendidos pela Igreja de Caxias do Sul. Além disso, um levantamento será feito para dar transparência ao montante de alimentos arrecadados e a sua destinação. As secretarias paroquiais e as comunidades irão receber os alimentos.

Com relação a solenidade de Corpus Christi, a orientação da diocese de Caxias do Sul é que sejam celebradas missas em diversos horários para que não haja aglomeração. Assim como em 2020, às 15h do dia 3, toda a diocese fará um momento comum de adoração ao Santíssimo Sacramento, isto é, a Eucaristia. A intenção principal da oração será pelo fim da pandemia, mas também será pelos desempregados e por todos os que sofrem em função da Covid-19.

Tapete Solidário

Em Santo André (SP), a celebração do Corpus Christi será realizada em formato híbrido, entre online e presencial. As 106 paróquias da região e 257 comunidades foram orientadas a celebrar missas sem os tradicionais tapetes, transformados neste ano na ação Tapete Solidário.

A iniciativa sugere doação de alimentos não perecíveis, roupas, cobertores e fraldas infantis ou geriátricas. Eles serão entregues para as famílias carentes da região, que são atendidas pelas igrejas. Padre Tiago Sibula, coordenador do Departamento de Comunicação da diocese de Santo André e assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, falou em entrevista ao RDtv sobre a ação.

Leia mais:
.: Como celebrar Corpus Christi em tempos de pandemia?
.: Em meio à pandemia, Igreja celebra Festa de Corpus Christi

Segundo o padre, a campanha acontece de forma emergencial e em todo o Brasil. Isso, devido aos mais de 14 milhões de desempregados, que passaram a precisar de mais ajuda por conta da pandemia.

“Temos a bonita tradição dos Portugueses do Tapete de Corpus Christi. Ao invés do tapete todo ornamentado, neste ano será o tapete solidário, coordenada pelo pelo padre Ryan. Além disso as paróquias que arrecadarem quantidade significativa ou superior, enviará donativos a outras paróquias para ajudar as famílias carentes”, explica.

Todas as igrejas e comunidades católicas da região vão participar da ação. Elas podem receber as doações tanto antes como durante a missa. As doações serão exibidas no final do dia para mostrar a quantidade das arrecadações.

“Basicamente é assim que acontece. Não existe um critério rígido. É importante que todas possam realizar essa campanha. Enquanto houver injustiça, descriminação e pobreza, a nossa missão não estará concluída”, diz.

O post Celebração de Corpus Christi será marcada pela solidariedade no Brasil apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Thu, 03 Jun 2021 13:30:30 +0000

Open chat