Basílica Histórica de Aparecida completa 40 anos de tombamento histórico

Considerada de interesse histórico, religioso e arquitetônico, Basílica História de Aparecida passou por processo de restauro que durou 11 anos

Da Redação, com Santuário Nacional

basilica historica de aparecida Thiago Leon Basílica Histórica de Aparecida completa 40 anos de tombamento histórico

Foto: Thiago Leon

Há 40 anos, a Basílica Histórica de Aparecida passava por mais um marco em sua existência: o tombamento histórico. Em 18 de abril de 1982, o templo foi reconhecido como de interesse histórico, religiosos e arquitetônico.

A ação foi do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), reconhecendo a Basílica como um edifício tradicional de devoção intimamente ligada à história e à cultura religiosa do povo brasileiro. A iniciativa foi de parte da população aparecidense, informa o missionário redentorista, padre Victor Hugo Lapenta.

A Basílica Histórica abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida desde sua inauguração em 1888. Foi a primeira igreja no Brasil a receber o título de Basílica Menor, em 1908, e passou por um projeto de restauro que durou 11 anos (de 2004 a 2015). Quem coordenou os trabalhos foi a restauradora Cláudia Rangel e sua equipe.

Atualmente, a Basílica Histórica fica aberta todos os dias para visitação dos peregrinos. As missas são celebradas diariamente: de segunda a sexta às 18h e aos sábados e domingos às 9h,15h e 18h. No local, também acontece a consagração a Nossa Senhora, às 15h, duramente a semana.

O post Basílica Histórica de Aparecida completa 40 anos de tombamento histórico apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Mon, 18 Apr 2022 11:02:04 +0000