Arquidiocese de Fortaleza realiza 19ª Caminhada com Maria

Por causa da pandemia, evento foi realizado de forma on-line, com transmissão por canais digitais da Arquidiocese

Renata Sampaio
Canção Nova Fortaleza

caminhada com maria2 rep arq fortaleza Arquidiocese de Fortaleza realiza 19ª Caminhada com Maria

Caminhada com Maria foi realizada novamente de forma on-line / Foto: Reprodução – Youtube Arquidiocese de Fortaleza

Pela décima nona vez, a Arquidiocese de Fortaleza realizou a Caminhada com Maria, por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza. Como no passado, o evento aconteceu de forma on line, por conta da pandemia de coronavírus.

Neste ano, a Caminhada teve como tema: “Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos” e a citação bíblica “Quem é minha Mãe? Quem são meus irmãos? … Quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50).

Para o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, o caminhar deste ano foi mais recolhido, em isolamento social, mas não menos verdadeiro e profundo. “Somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: o caminhar da vida no Amor de Deus!”.

Durante a programação, foi recitado o Santo Rosário, dividido com as quatro Regiões Episcopais Metropolitanas (REM) que estão em Fortaleza, já que Nossa Senhora da Assunção é padroeira municipal. Assim, rezaram a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, a Região Episcopal Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos e a Região Episcopal Metropolitana São José. Essas regiões representaram as cinco Paróquias, onde cada uma rezou um mistério de cada terço.

A transmissão foi feita pelo canal da Arquidiocese, no YouTube e pelo Facebook, além das rádio Shalom AM e FM Dom Bosco 96,1. Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese, aproximadamente 50 mil pessoas participaram do evento.

Coroação de Nossa Senhora

Um dos momentos mais esperados foi a coroação da imagem da padroeira, antes feita no pátio externo da Catedral por uma centena de crianças vestidas de anjinhos. Desde o ano passado, o próprio arcebispo Dom José Antônio faz a coração da Virgem assunta ao Céu.

A Caminhada com Maria foi declarada no dia 5 de junho de 2015 patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

O post Arquidiocese de Fortaleza realiza 19ª Caminhada com Maria apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova
Data: Mon, 16 Aug 2021 11:11:47 +0000

Open chat